quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O Pensador - Angola

Escolhemos como símbolo para o nosso Blog e página do Facebook a imagem do Pensador de Angola. É fundamental, portanto, conhecer um pouco mais sobre este símbolo.

"A escultura designada O Pensador é uma das mais belas estatuetas de origem tchokwe, constituindo hoje um referencial da cultura inerente a todos angolanos, visto tratar-se do símbolo da cultura nacional. Ela representa a figura de um ancião que pode ser uma mulher ou um homem. Concebida simetricamente, com a face ligeiramente inclinada para baixo, exprime um subjectivismo intencional porque, em Angola, os idosos ocupam um estatuto privilegiado. Os mais velhos representam a sabedoria, a experiência de longos anos e o conhecimento dos segredos da vida.

Conta-se que O Pensador tem a seguinte origem: No nordeste de Angola existe o cesto de adivinhação, o ngombo, e o adivinhador usa pequenas figuras, esculpidas em madeira, as quais irão determinar a sorte do consulente. Curiosamente, foram estas figurinhas que vieram a inspirar a famosa figura nacional d’ O Pensador.

Essa imagem é, hoje, uma figura emblemática de Angola, que aparece inclusive na filigrana das notas de kwanza, a moeda nacional. É considerada uma obra de arte nativa fidedignamente angolana. À semelhança de qualquer figura emblemática de um povo — como, por exemplo, o "Zé Povinho" em Portugal, o "John Bull" na Inglaterra ou o "Tio Sam" nos Estados Unidos —, o Pensador tem origem numa "tradição inventada" ou "convencionada".

As primeiras figuras d’ O Pensador foram esculpidas nas oficinas do Museu do Dundo, ao final da década de 40 do século XX. Em 1947, por iniciativa da Diamang, a então Companhia dos Diamantes da Lunda, foi criado na povoação do Dundo um museu de arte tradicional e de colecções arqueológicas e etnográficas. Funcionários da empresa, na maioria belgas e portugueses, contrataram artesãos locais e os incentivaram a esculpir na madeira, ou a modelar no barro, figuras que fossem genuinamente angolanas mas, ao mesmo tempo, que suas formas se aproximassem de uma estética que julgavam ser mais convencional no sentido ocidental.

Hoje, pode-se adquirir estatuetas d’ O Pensador em galerias, lojas e feiras de artesanato, em diferentes dimensões e materiais, como lembrança de Angola."
(Fonte: Angola Press)

8 comentários:

  1. A historia deve ser dada a conhecer...

    ResponderExcluir
  2. Um povo sem Cultura e educação não se reconhece como nação.
    Viva Angola!

    ResponderExcluir
  3. Todo relato que descreva a cultura de um povo deve ser apreciado e preservado, pois todos somos um, pertencemos a mesma raça. A raça humana!

    ResponderExcluir
  4. Tenho um. Foi-me oferecido pelo meu PaI,que o trouxe de Angola.
    Há mais de trinta anos que o tenho no meu espaço de trabalho. (Sou portuguesa e vivo em Portugal)

    ResponderExcluir
  5. Quanto deve custar um pensador

    ResponderExcluir